HISTÓRIA DO GRAFFITI




   HISTÓRIA DOGRAFFITI

O vestígio mais fascinante deixado pelo homem através dos tempos em sua passagem pelo planeta foi, sem duvida a produção artística. Desta, a manifestação mais antiga, com certeza, foram os desenhos feitos nas paredes das cavernas. Aquelas pinturas rupestres são os primeiros exemplos de graffiti que encontramos na historia da arte. Elas representam animais, caçadores e símbolos muitos dos quais, ainda hoje, são enigmas para os arqueólogos, mas que de fato são significantes aos seres daquele contexto , como uma forma de expressão ou talvez transcrição do momento histórico. Não sabemos exatamente o que levou o homem das cavernas a fazer essas pinturas, mas o importante é que ele possuía uma linguagem simbólica própria. Nessa época os materiais utilizados eram terras de diferentes tonalidades, sucos de plantas, ossos fossilizados ou calcinados, misturados com água e gordura de animais. Hoje, usamos tintas em spray ou mesmo em latas, e não pintamos cervos e bisões, mas sim idéias, signos, que passam a compor o visual urbano, talvez o contexto atual, decorrente de uma evolução, participante da arte.

O homem precisa pintar, se expressar, notar e ser notado. Desde nossas origens, dos macacos aos primatas, talvez este seja nosso sentimento mais humano.
Ao longo de nossa história, sempre estivemos próximo desse sentimento, dessa vontade de se expressar, protestar ou por prazer. Nas cavernas, no Egito, sejam feitos por Gregos, Incas ou Maias, escritas ou desenho contam nossa história, muitas vezes feitos de forma legal e ilegal, autêntica e espontânea.
 Em meio a toda essa tendência natural do ser humano, tivemos em diversos momentos verdadeiras revoluções na arte, e comportamentos retratados por artistas e grandes pensadores.
 
No final dos anos 60, surge nos guetos de Nova York uma manifestação artísticas que poderia ultrapassar o preconceito e a descriminação, sofrida por negros, latinos e imigrantes.
   Como ser notado, sendo pobre e excluído da sociedade? Este foi o conceito da origem de uma cultura: colocar o nome nas ruas, ser respeitado, buscar a fama através da divulgação de seu nome ou de um conceito.
  Surgiu o ‘’Graffiti’’ ,  nome que vem do italiano “graffito ” (escrita). Aparece, cresce e logo está espalhado pelo mundo, tendo como seu maior divulgador o Hip Hop, uma cultua urbana formada por 4 elementos: Dj (discotecagem), Graffiti (arte), Break (dança), Mc (musica). Assim a sociedade pôde presta atenção á arte que era produzida no subúrbio, e o Graffiti, já nos anos 70, como pintura nos trens de Nova York,
Chegou aos livros filmes, que logo chegaram ao mundo.
 Começaram também a se apresentar como escritas, pinxações, máscaras de stencil, murais e intervenções
Nas grande cidades. O Street Art já faz parte da vida dos moradores das grandes capitais no mundo inteiro, absorvendo diferentes culturas e formas de se expressar, tendo em seu conteúdo sentimentos, relatos e protestos, podendo levar e comunicação a qualquer um, pobre ou rico, normalmente se adaptando á estética já desgastado da cidadede ou burlando alguma regra para se manter viva. Com grande conquistas, resultatantes de muita luta contra discriminação, preconceito e conservandorismo,
Abrimos muitas portas no mercado, em especial com a população, que se encanta com a nossa 
arte.

                                    ESTILOS USADOS NO GRAFFITI
                                                         

                                                            TAG


                                        BOMBING (BOMB) THROW UP

WILD STYLE

3 D

FREE STYLE

PRODUÇÃO



PRECURSORES DO GRAFFITI

PHASE 2

                                                        TAKI 83

LADY PINK

                                                           CAN 2

                                                        COOPE 2

                                                           SEEN


CASE
                                                           
                                                           DAZE

DONDI

                                                          KEL 139

                                                        MARE 139

                                                          MITCH 77

                                                            NAC 143

                                                              PART

                                                             PHASE 2

                                                               T KID

                                                          TACY 168


Escritores de Graffiti das Antigas 

TAKI 183, SEEN, TC5, LEE, DAZE, LADY PINK, MARE 139, REAS, RIME, JERSEY JOEART